A Escola Nacional de Perícias é fundação instituída pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais em 11 de abril de 2022. Sua finalidade é promover a difusão do conhecimento das ciências forenses bem como realizar pesquisas, atividades científicas, culturais e sociais.

A Escola oferece uma ampla diversidade de ações de capacitação, sempre com cuidadoso conteúdo que traz os conceitos mais modernos das ciências forenses. Seu corpo docente é formado por profissionais renomados, com reconhecida experiência profissional e ampla formação acadêmica.

A partir de 2023, a Escola Nacional de Perícias também passa a ser a realizadora da Interforensics, maior evento de ciências forenses da América Latina.

Para o desenvolvimento de suas atividades, a Escola realiza parcerias e convênios, possibilitando ampliar o alcance de suas ações, tanto na área de ensino como no desenvolvimento de pesquisas científicas e promoção do fortalecimento das instituições afetas às ciências forenses.