CURSO OFICIAL IPED 4

Por que fazer este curso?
1 A Computação Forense permeia praticamente todas as investigações cíveis e criminais, afinal computadores e celulares estão presentes no cotidiano de todos, inclusive de criminosos. Para periciar os terabytes de dados presentes nesses dispositivos, os peritos precisam utilizar softwares periciais especializados para encontrar a “agulha no palheiro”.

2 Dentre as principais ferramentas periciais disponíveis atualmente, o IPED destaca-se por sua velocidade, leveza, facilidade de uso e por oferecer várias funções avançadas de análise. É open source e rivaliza com as principais ferramentas comerciais. Hoje o software é reconhecido mundialmente, sendo utilizado em mais de 40 países e traduzido para 5 idiomas.

3 O professor do curso, Perito Criminal Federal Msc. Luís Filipe da Cruz Nassif, é o criador da ferramenta IPED, líder do projeto e principal desenvolvedor ao longo dos últimos 11 anos, sendo a pessoa com o maior conhecimento sobre o software na atualidade.
Quais os objetivos?

1 Saber sobre as aplicações, configuração e executar o software IPED;

2 Conhecer os diversos módulos de processamento da ferramenta;

3 Entender os componentes da interface de análise e onde encontrar os resultados;

4 Desenvolver e exercitar habilidades periciais a partir de estudo de caso simulado.

Público Alvo:

Este curso é indicado para peritos criminais ou cíveis, integrantes de forças policiais, forças armadas, Ministério Público Federal e estaduais, servidores de órgãos de controle, profissionais de TI que atuem em auditorias, consultores de segurança da informação, outros profissionais que precisam analisar dados de computadores, celulares ou nuvem de forma eficiente, ou mesmo estudantes interessados em aprender sobre Computação Forense.

Requisitos:

1 Conhecimentos básicos de Computação Forense;

2 Computador com Windows 10 64 bits ou superior, no mínimo 8GB de RAM, 50GB de espaço livre em disco para download e descompactação do material.

Conteúdo abordado:
1 Os alunos realizarão o processamento, a análise e emissão de relatório de um caso simulado de furto de propriedade intelectual.

2 Irão se aprofundar em detalhes das funcionalidades e arquivos de configuração, bem como das funções da interface de análise.

3 Serão abordados vestígios deixados pelo sistema operacional Windows.

4 Ao final serão abordadas funções avançadas de customização da ferramenta.
Material Didático:

1 Slides das Aulas;

2 Material para download contendo: Software IPED e softwares auxiliares, Evidências do caso simulado e Casos processados.

Horários:

Sexta-Feira (18h às 22h30);

Sábado (8h às 12h30) – (14h às 18h30);

Domingo (8h às 12h30).

PHOTO-2024-01-24-19-18-13

CONHEÇA MAIS SOBRE O PROFESSOR DO CURSO:

O Prof. Luís Filipe da Cruz Nassif é graduado em Engenharia da Computação pelo Instituto Militar de Engenharia. Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Segurança da Informação e Informática Forense pela Universidade de Brasília. Professor da Academia Nacional de Polícia e do Instituto de Pós-Graduação. Já atuou como professor da Faculdade de Tecnologia Avançada, professor convidado da Escola Nacional do Ministério Público e da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro. Ex-oficial do Exército, servindo no Centro Tecnológico do Exército em 2006. Perito Criminal Federal da Polícia Federal desde 2006. Trabalhou no Setor Técnico-Científico da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo por 11 anos. Atualmente trabalha no Serviço de Perícias de Informática do Instituto Nacional de Criminalística, desenvolvendo pesquisas e projetos nas áreas de Computação Forense, reconhecimento de padrões e recuperação de dados. Criador, líder do projeto e principal desenvolvedor do software de análise de dados IPED, utilizado em mais de 40 países.