CURSO FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS FORENSES

Por que fazer este curso?

1 A investigação criminal se eleva quando há provas materiais obtidas a partir de exames periciais robustos. Mas como saber da robustez dos exames? Quando seus resultados e conclusões são confiáveis?;

2 As bases das ciências forenses têm passado por profundas mudanças no cenário internacional. A Escola Nacional de Perícias da Fundação Justiça pela Ciência traz um dos peritos mais renomados do Brasil, com grande experiência internacional. O Perito Criminal Federal Dr. Buchmüller trará nesse curso os aspectos mais relevantes dos fundamentos das ciências forenses, com uma visão moderna que vem sendo discutida e proposta nos principais fóruns mundiais;

3 O aluno será capaz de entender e aplicar os conceitos inerentes às ciências forenses, que permitirá produzir e interpretar laudos periciais de forma qualificada.

Quais os objetivos?
1 Demonstrar as bases científicas da perícia;

2 Conhecer as práticas adequadas de análise de um vestígio;

3 Apresentar as recomendações internacionais para as ciências forenses;

4 Discutir casos reais onde houve erros e acertos na perícia com influência na decisão judicial .
Conteúdo abordado: ​

1 A história das ciências forenses, Princípios e definições, Aspectos éticos e legais, Ciência: acreditar ou duvidar?, Sherlock Holmes & CSI: the good, the bad and the ugly;

2 Método científico, Lógica inferencial, Probabilidade e chance, Razão de verossimilhança e análise bayesiana.

3 Recomendações da National Academy of Sciences, A perícia no cenário internacional, A perícia no Brasil, Política criminal e os bancos de dados periciais;

4 Estudo de casos – OJ Simpsom, Estudo de caso – Amanda Knox, O Innocence Project e a perícia e Estudo de casos brasileiros.

Material Didático:

1 Slides das Aulas;

2 Aulas ao vivo.

Horários:

Sexta-Feira (18h às 22h30);

Sábado (8h às 12h30) – (14h às 18h30);

Domingo (8h às 12h30).

helio_buchmuller2

CONHEÇA MAIS SOBRE O PROFESSOR DO CURSO:

O Prof. Dr. Hélio Buchmüller Lima é Perito Criminal Federal desde 2003. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2007). É Diretor-Geral da Fundação Justiça pela Ciência. Criou e presidiu a Interforensics em 2017 e 2023. Fundou e presidiu a Academia Brasileira de Ciências Forenses (2014-2018). Presidiu a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (2011-2012). É membro da American Academy of Forensic Sciences e da International Society of Forensic Genetics.